quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pauta


A simulação desempenhava um papel desprezível, formando uma injunção permanente de contradições da torrente de fatos narrados. Crises deflagradas pelas expectativas frustradas, liberação de uma grande carga de afeto acumulada. 

Eram tantos sentidos a serem interpretados, sentidos que indicavam formas disfarçadas de realização de desejos. Mas não havia confiabilidade nas chaves de interpretação. Conglomerados de formações psiquícas, de cujas entranhas emergiu um material misterioso e inacessível.

Em um solo histórico que possibilitava a emergência, traçava-se continuidades e assinalava-se efeitos, aturdidos pelas grandes descobertas já tantas vezes encobertas. Mas a pauta era o desejo que animava, gente entregue a perplexidade por todo lado, que se fossem refletir, não encontrariam nada. Talvez somente a ausência de qualquer garantia. 

Longo tempo oculto pela ignorância, a diferença é que antes não era perfeitamente delimitada. Mas produzir o saber sobre algo, é produzir algo. Construir uma narrativa.... sob formas diferenciais segundo as quais ela se apresentava. Mas a loucura nada mais seria do que uma doença sem corpo, que não minimizava o desamparo original de todos os verdadeiramente envolvidos. 

Como evitar a alucinação e a consequente decepção? Encontrar a desejada identidade perceptiva... instaurar propriamente o discurso, implacar os últimos esforços de resistência. E assim, ceder lugar a um decifrar real de sentidos. Encontrar o ponto de articulação entre as coisas, que a censura impedia de saber.

Noções de defesa... maus indícios que pretensiosamente se transformaram em evidências, constituindo ideias de natureza aflitiva, muito aquém de serem informações eruditas. No entanto, a continuidade era dificilmente recusável. Um palco gigante para encenar uma peça homérica... muito importante para os amantes, mas, na verdade, inócua para os demais.

Esqueceram-se de conservar vias de escoamento, reduzir as tensões decorrentes, constituindo um represamento total. Havia qualidades simultaneamente percebidas, que não implicavam na mutabilidade de seu conteúdo. Tudo estava posto... por enquanto, ninguém deposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário