segunda-feira, 27 de março de 2017

Sobre os meus medos no domingo a noite...


Da mesma maneira que há uma mística que envolve os domingos de manhã de forma poética e positiva, como em Anunciação de Alceu Valença: "Que tu virias numa manhã de domingo"... para mim, há uma mística negativa a respeito dos domingos a noite.

É fato que nem sempre me senti assim, na infância, domingo a noite era sinônimo de ir à igreja, e a escola da segunda de manhã sempre foi um grande prazer. Por isso, essa mística negativa a qual me refiro, é algo mais recente, da minha mais ou menos vida adulta.

Eu realmente não sei se você, leitor, já sentiu medo no domingo a noite. Nunca conversei com ninguém sobre este meu problema e realmente não sei se ele é só meu. Mas, por muito tempo, quando o dia de domingo ia se despedindo, esse sentimento começava a me visitar.

Talvez tenha a ver com a minha profissão, segundas-feiras em delegacias são dias difíceis, sabemos que quase sempre, o primeiro dia útil da semana, será um dia corrido, complicado, com muitos crimes do fim de semana para atendermos e resolvermos.

Então, a ansiedade no domingo, desde que assumi meu concurso na polícia, sempre me acompanhou, eu mal conseguia aproveitar o fim do meu descanso, porque lá estava ela, uma tristeza misturada com inquietação, algo irracional, um sofrer por antecedência.

Mesmo quando eu passava minhas noites de domingo acompanhada de alguém querido, ainda assim, eram noites difíceis. Sempre dormi mal nestes dias. O que atrapalhava consideravelmente minha qualidade de vida... pois já iniciava a semana com severas dificuldades.

No entanto, esse é um sentimento irracional, pois é sofrer por antecipação e por algo que estamos acostumados a fazer. Mas a sensação era de fim, de morte. Talvez causado pelo contraste da minha vida feliz nos fins de semana, com os dias difíceis de trabalho.

Aos poucos, no último mês, em que me mudei para a cidade onde trabalho, numa casa perto do local, não necessitando enfrentar o trânsito da segunda de manhã e por uma série de cuidados que venho tendo comigo, esse sentimento de terror no domingo a noite, vem diminuindo, ficando quase inexistente. Mas é sempre bom estar atenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário