quinta-feira, 9 de março de 2017

A Linguagem como Máquina do Tempo


 

A capacidade de abstração é uma das principais características humanas. Abstração é a ação de isolar mentalmente um elemento ou uma propriedade de um todo, para considerar individualmente. 

Na arte pré-histórica, através das pinturas rupestres, isso é, nas paredes das cavernas, é possível perceber a capacidade humana de abstrair, quando ao observar um objeto o ser humano consegue representá-lo através de uma imagem.

A linguagem nada mais é do que uma forma complexa de abstração. Ao ler este texto e interpretar estes símbolos representados por cada letra aqui, você está abstraindo, caso não o fizesse, estas letras seriam apenas manchas pretas sem sentido. Segundo Gusdorf "a linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano".

Portanto, o ser humano constrói a linguagem recortando sua realidade e nomeando os elementos que socialmente lhe parecem importantes. E é por isso que cada idioma é uma maneira diferente de pensar, uma forma também axiológica de enxergar o mundo. Na língua dos esquimós há 40 terminologias para definir o que em português chamamos apenas de neve. Porque a neve tem um sentido muito mais relevante para aquela sociedade do que para os falantes do português.

Acontece que conforme a nossa abstração através da linguagem foi se desenvolvendo, pudemos não apenas entender melhor a nossa realidade e dar nomes as coisas, mas passamos a conseguir realizar a transmissão deste conhecimento. Através da linguagem foi se tornando possível a homens e mulheres passarem de certa maneira, para além do presente. 

Pela linguagem deixamos de reagir somente ao tempo presente, adquirimos parte do passado e capacidade de pensar o futuro. Só é possível planejar uma vida devido a linguagem, a nossa capacidade de abstração. Só é possível obter o conhecimento historicamente construído devido a linguagem. Os outros animais sem essa característica de abstração tão complexa, vivem apenas o presente.

Recentemente assisti um filme, "A Chegada" (contém spoiller), que estava concorrendo ao Oscar como melhor filme e outras categorias, ganhou o prêmio de melhor produção de som. A história é sobre extraterrestres que chegam a Terra em 12 naves. E durante a narrativa os seres humanos conseguem estabelecer uma comunicação com eles, a personagem principal que inicia este processo é uma professora universitária de linguística convocada pela CIA. 

Ela aos poucos, vai iniciando um diálogo com os seres não humanos, passo a passo, usando quadros. Até que a comunicação se desenvolve e descobrem que os ETs vieram ao nosso planeta com o intuito de trazer um presente, uma linguagem universal para os seres humanos. Linguagem esta que seria capaz de nos trazer o domínio do tempo, de saber plenamente sobre o futuro.

Fiquei pensando se isso seria possível literalmente, achei a ideia fantástica, pensar que a cortina do tempo que separa passado, presente e futuro nos está imposta apenas porque não chegamos a uma complexidade de abstração suficiente para tal.

Mas como metáfora, nos diz sobre o que já acontece. Quanto mais eficaz for a nossa capacidade de abstração e consequentemente de comunicação, mais seremos capazes de transcender no tempo, de ir além dos nossos limites, de absorver e entender o passado para construir um futuro melhor. O bom uso da linguagem é nossa máquina do tempo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário