sábado, 14 de janeiro de 2017

A Cristaleira e os Cristais


Minha avó dizia que só se muda ou se vai embora de algum lugar depois que embalamos a cristaleira. Não por qualquer motivo místico ou por ser necessariamente a última coisa a ser embalada, mas porque ao embalarmos os cristais, um a um, com todo o cuidado do mundo que eles exigem, meditamos, e talvez antes de terminarmos de embrulhar todos, há ainda a possibilidade de desistir da partida. Como guardava uma imensa sabedoria minha avó.
E não por acaso, herdei a cristaleira dela, com todos os cristais que ela ganhou de presente de casamento. E a cristaleira dela já é minha há seis anos, desde a sua morte. E acho que esse objeto guarda um significado muito grande. Além de ser lindo e retrô, também é um símbolo das nossas raízes, da nossa paz e equilíbrio. 
Não é simples ter uma cristaleira... exige poucas mudanças de lugar, não se pode mudar de casa todo ano e ter uma cristaleira, os cristais acabarão por quebrar num contexto assim. Também para se ter uma cristaleira, é preciso que todos na casa saibam que esse objeto tem algo de sagrado, que os cristais só devem ser usados em ocasiões especiais e com moderação, cuidado extremo, comemorações importantes, jantares íntimos. 
A cristaleira guarda a alma de uma casa, é metáfora da gente, é frágil, vulnerável, mas se bem cuidada, pode durar séculos. Eu realmente não sei há quantos anos a cristaleira que herdei da minha avó existe... mas tenho orgulho de tê-la e saber que ela permanecerá comigo.
Literalmente, há algum tempo não embrulho meus cristais, permanecem e permanecerão no mesmo lugar, e isso me alegra muito. Simbolicamente, os estou embrulhando, não sei se chegarei ao fim, possivelmente. Medito!!!

Um comentário:

  1. Lindo, Amanda! Faça sempre o que for melhor pra você, mas eu acharia super legal que a cristaleira ficasse :)

    ResponderExcluir