sexta-feira, 27 de junho de 2014

Identidade x Comunidade


A política acaba nos impondo uma dinâmica muito intensa de relacionamentos. Temos que escutar as pessoas o tempo todo e de certa maneira nos abrirmos também. É necessário que misturemos nossa energia com a energia do outro. E não é possível construir isso sem que sejamos verdadeiros, inteiros. E no geral acho isso uma grande benção... um presente. Porque quanto mais isso acontece, mais vamos evoluindo, nos tornando pessoas mais complexas e sensíveis para com a diversidade das manifestações humanas. Contudo, há momentos em que precisamos nos preservar, descansar deste processo para fazer a digestão disso. É necessário que nos encontremos com os outros sem que nos percamos da nossa essência. Trazer pra dentro de nós energias e elaborações alheias é muito bom, mas exige cuidado, cautela com a nossa identidade e com as nossas escolhas. Ser comunidade sim, mas sem deixar de ser indivíduo. Encontro meu descanso em Deus - Pai, Filho e Espírito. Esse Deus que nos ensina a ser comunidade, mas também nos proporciona identidade, se relacionando conosco de maneira individual e coletiva. Somos a imagem e semelhança Dele, que é uno e trino ao mesmo tempo. Uma comunidade perfeitamente integrada, na qual "as pessoas" que fazem parte dela tem características próprias, cumprem papéis diferentes na história, mas estão verdadeiramente ligadas, a ponto de serem um só. É neste Deus que encontro a fonte da vida, da elaboração, da formulação, do perdão, da misericórdia, do descanso. Hoje estou exausta... nesta semana não poupei esforços ao percorrer o caminho da consolidação da minha identidade e também na construção coletiva da comunidade a qual faço parte. Mas estou feliz, porque sei exatamente onde e em quem posso encontrar a renovação das minhas forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário