domingo, 23 de fevereiro de 2014

Equivocados


Os melhores momentos da nossa história, acontecem sem que a gente espere por eles ou os queira desesperadamente. Provavelmente todas as pessoas já viveram isso, nas duas faces do que essa afirmação representa. Já tentaram com todas as suas forças ter algo e mesmo com todo esforço do mundo não puderam. Ou então, estavam distraídos, sem procurar por nada e de repente puderam ter algo maravilhoso, porque de alguma forma estavam prontos para receber aquilo que era bom, sem nenhum sofrimento ou esforço.
Isso vale para diversas áreas da vida... no amor, no trabalho, nas amizades, nas finanças, numa balada que parecia que não ia ser nada e acaba sendo super divertida. A vida é assim, quase sempre inversamente proporcional aos nossos desejos.
Quando nos tocamos dessa lógica que rege as "energias do Universo", muita coisa passa a ser mais fácil em nossas vidas. Quanto menos expectativas, menos quereres desleais nessa vida, mais podemos ser surpreendidos positivamente, vivendo momentos incríveis, possuindo coisas que nem imaginávamos, estabelecendo relações plenas e recíprocas. 
Mas o fato é que tem gente que não aprende. Não aprende nunca, por mais que se machuque e se estrepe com isso.
Tem gente que não enxerga que as coisas vem na hora exata e que certas coisas são apenas conseqüência daquilo que plantamos durante longo período na vida. E sai por aí invertendo valores. Venho observando algumas pessoas que conheço e que ultimamente tenho tido a felicidade de não precisar conviver. E acho que cometem na vida militante exatamente esse erro. Forçam a barra e invertem os valores. 
Deixaram de ter a noção de que qualquer benefício que venha por parte da militância política é um extra, um bônus que não devemos esperar. Militar, construir a luta política é antes de mais nada, paixão. Não devemos ser militantes para ganhar algo com isso. Antes de ser status ou qualquer tipo de glamour, liderar é servir. É entregar-se sem esperar nada em troca além da transformação da realidade coletiva.
É claro que outras portas podem se abrir, seu talento pode ser reconhecido em algum momento. Portas profissionais podem se abrir, você pode ter convites de trabalho que te tragam benefícios lícitos e justos.
Mas não se faz militância ou luta política por isso. 
E quanto mais a vaidade está à frente daquilo que realmente importa, menos se poderá provar dos bônus. Porque os proezas da vida procuram os despretenciosos, os que fazem sem querer nada em troca, os de coração leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário