segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Crônicas de delegacia IV: Coisas de cozinha


Quando eu dava aula de noções de direito constitucional em um curso técnico, ficava besta de ver como as pessoas não tinham noção da diferença entre os poderes legislativo, executivo e judiciário. Acompanhando a política e o mandato de um amigo vereador, percebi que tal dúvida é mesmo acentuada em nossa sociedade, pois não paravam de chegar pessoas cobrando dele que fizesse coisas relativas ao executivo.
Pois bem... se a maioria da população não tem noção da diferença dos três poderes, muito menos teriam noção da diferença entre as diversas áreas do Direito. Há uma confusão absurda quanto ao que é cível e ao que é de âmbito criminal.
Pessoas se metem em confusão o tempo todo. Confusões trabalhistas, comerciais, cíveis... e elas tem certeza que o problema é da polícia... só que não! Homens e mulheres se relacionam, em muitas ocasiões de suas vidas, de uma maneira extremamente precária, fazem negócios que não devem, tem romances problemáticos e por aí vai. 
Tudo bem, as pessoas são livres, podem fazer o que desejam e se relacionar com quem querem. Contudo, o revoltante é que a ignorância reina. Pois, problemas pequenos de âmbito pessoal tornam-se facilmente, na cabeça delas, casos de polícia. E o pior, os culpados nunca são aqueles que criaram os problemas... e sim a polícia, a justiça, as leis, os políticos. 
É claro que todas estas instituições tem problemas sim, mas teriam muito menos problemas e muito mais capacidade de resolução caso o povo fosse menos ignorante e soubesse se relacionar de um jeito um pouco mais saudável.
Fazer boletim de ocorrência porque a ex-namorada fez escândalo na frente da casa do fulano, definitivamente, não ajuda a polícia a combater a criminalidade e nem torna o país mais seguro! Coisas de cozinha devem ser resolvidas na cozinha. E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário