terça-feira, 9 de julho de 2013

Padrões de Beleza


Gosto de exercícios físicos. Mas também gosto de muitas outras coisas. E na verdade nunca consegui atravessar um inverno inteiro disciplinadamente na academia. Noites de queijos e vinhos sempre me seduziram mais. No geral me mantenho firme nas estações mais quentes. Mas desta vez, por vários fatores da vida, tenho conseguido atravessar o frio. Sinto-me bem, vejo nitidamente o quanto meu humor é melhor por isso... entre tantos outros óbvios benefícios. 
E pra me motivar, ando lendo muito sobre isso... alimentação saudável, exercícios e por vai. E nestas pesquisas tenho visto muitas páginas do facebook sobre o assunto em questão. Uma delas publica textos e fotos o dia todo. Fotos de gente linda, malhada, com cara de quem se dedica muito à construção de um corpo perfeito, e eu admiro isso.
Mas como disse no início do texto... gosto dos exercícios, mas gosto de outras coisas também. Entre estas outras coisas está a luta por uma sociedade melhor. A política, que aliás é meu relacionamento sério mais duradouro, é minha maior paixão. E dentro dos diversos temas que a política aborda, um sempre me encantou: a luta das mulheres. 
E hoje, também numa página do face, uma página feminista, li um texto de uma menina que dizia o quanto é difícil ser gorda. Fiquei pensativa com o desabafo dela. E triste também ao ver o quanto ela se sente mal por causa dos padrões de beleza impostos socialmente.  Os efeitos que isso tem para que a auto-estima dela seja cada vez pior, e que tem que lutar com isso diariamente. Sei que essa não é uma dor só dela, mas de muitas mulheres... converso com minhas amigas, gente que convive comigo, e vejo nos olhos delas as mesmas dores todos os dias. Vivemos numa sociedade em que homens devem ser ricos e poderosos e mulheres devem ser bonitas e outras milhões de qualidades. 
E por mais que as coisas comecem a melhorar no que diz respeito aos padrões impostos, a sociedade é muito machista sim, e cobra de nós mulheres padrões difíceis de alcançar, especialmente para mulheres pobres que precisam trabalhar o dia todo, dar conta de suas casas e filhos, sem muito tempo para se cuidar e sem grana pra pagar academia e muitos menos os suplementos e a alimentação ideal.
Minha conclusão é a de sempre. Que a vida é dura e não é justa. Não estou criticando quem busca ter um corpo malhado... até porque quero isso pra mim. E nem estou propondo um "bolsa academia" ou "bolsa Whey Protein" como solução para pessoas carentes (risos). Sou muito influenciada pelos padrões também. E se eu cuidar só do meu corpo e não da minha cabeça, entro na neurose de me achar feia por qualquer gordurinha besta. Mas justamente porque cuido da minha mente... tento estabelecer algum equilíbrio em meio a isso tudo.  Penso que é necessário se aceitar e se amar independente de padrões, sei que isso é soa como um senso comum, e é... mas é correto também. É necessário saúde mental para ter saúde física. E os padrões não devem nos pautar. O amor próprio é que deve. Há belezas completamente inusitadas que não fazem parte dos padrões globais... e também devem ser cultivadas e valorizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário