domingo, 7 de julho de 2013

Mudanças

Cedo ou tarde mudanças acontecem em nossas vidas. Algo vem e nos leva para longe das zonas de conforto que tanto queremos permanecer. Somos cheios de contradições... ao mesmo tempo que buscamos evolução, superação, queremos isso com segurança, sem riscos, sem dor e com conforto. Gostaríamos de estar sempre numa crescente, num processo evolutivo permanente e natural. Mas isso é pura ilusão.
Precisamos das mudanças para evoluir. É necessário que percamos o chão para procurarmos nova superfície. A dialética explica como tudo isso funciona... tese, antítese, síntese, girando sem parar. E essa é a vida. 
Contudo, quando estamos no olho do furacão, sentindo as dores de ter que mudar, não é simples adquirir a serenidade necessária... todo problema no auge de sua existência parece absoluto, maior que a gente. Temos a sensação que será a última palavra em nossa vida. 
Por isso, ter paciência com a nossa própria história, perseverança naquilo que estabelecemos como foco é fundamental. Pois é fato que os problemas irão passar, até que venham novos. Mas o que não pode acontecer é negociarmos nossos valores no processo. 
Há quem enfrente a vida e seus entraves de forma tão imatura que acaba por repetir os mesmos erros várias vezes... constituindo um ciclo vicioso que no fim da linha leva ao caos. Temos que encarar lutas como oportunidades de evolução. Caso contrário é possível que saiamos delas, menores do que entramos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário