sexta-feira, 1 de junho de 2012

Os homens mentem


Os homens mentem. E a propaganda engonosa corre solta por aí. Mas acho que não é culpa deles. O mundo é cheio de cobranças. E enquanto as mulheres reclamam e protestam contra a opressão, a violência doméstica, a submissão e falta de autonomia... os homens ficam por aí sem saber ao certo o que lhes cabe.
As mulheres fazem discurso de independência, mas no fundo, a grande maioria delas, deseja um super-homem na sua retaguarda. Querem um rapaz que as compreenda, não as queira submissas, que topem dividir os ônus da vida, e compartilhem as escolhas. Mas quando a coisa aperta, querem mesmo um "macho alfa" que as proteja, mate o dragão, guarde por elas um sentimento de veneração do auge do romantismo, e ao mesmo tempo desejo abosluto. E na hora de pagar a conta, ainda querem que fique por conta deles.
É cobrança demais. Não há ser humano que aguente tanta contradição. E mentir, acaba sendo uma saída confortável em meio a tanta pressão. Primeiro eles mentem que são super-homens. Na sequência mentem que são máquinas de fazer sexo. Depois mentem sobre seu perfil de macho alfa, fingem que só enxergam meia dúzia de cores e que detestam conversar sobre relacionamentos. Mentem para tudo ficar mais confortável. Mentem por pura insegurança em mundo que o papel masculino ficou confuso. Um universo em que as mulheres podem tudo e ainda os deixam sem fôlego por questões irracionais. 
Mas penso que esta confusão da identidade masculina é também fruto da confusão que anda o universo feminino. E que vai confundindo a cabeça dos homens porque não sabe o que quer. As mulheres reivindicam igualdade, equidade etc, mas não o querem de fato. Quando a coisa aperta todo mundo quer ser uma princesinha de conto de fadas e ser salva por seu príncipe. E uma coisa não é compatível com a outra.
Ou somos pessoas inteiras que arcam com ônus e bônus da independência ou escolhemos ser princesas destinadas ao "felizes para sempre", cumprindo um papel doméstico do equilíbrio do lar. Mulheres confusas de nosso tempo transformaram os homens em seres confusos, que não sabem como agir direito diante de nós. Por isso que é tão senso comum esta historinha que os homens não entendem as mulheres. É claro que não entendem, criamos uma geração bipolar, as vezes independente, autônoma e feminista, outras vezes frágil, bobinha, dependente e submissa. Resultado: para nos impressionar, eles mentem, tentam sustentar o que não são. 
Eu, ficcionada pela evolução da humanidade, faço um esforço imenso para destoar dessa minha geração bipolar e quase esquizofrênica. O problema é que a grande maioria dos homens já está confusa, e se assustam profundamente com mulheres que realmente querem apenas um parceiro e não um príncipe encantado. Acho que vai dar trabalho desconstruir essa lógica na cabeça de pelo menos um. Mas aceito o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário