quarta-feira, 20 de junho de 2012

O casamento


Devido as minhas reflexões desde a pré-adolescência referente a relacionamentos, fui nutrindo uma certa aversão ao casamento e tudo o que fosse parecido com isso. Sinceramente, em toda a vida, vi poucos que pareciam dar certo. E alguns que aparentemente eram legais, depois descobri que não. No geral as pessoas são muito infelizes no relacionamento a dois. Vivem a castrar umas as outras, estabelecendo regras e limites artificiais que ser humano algum seria capaz de cumprir. E ao basear a convivência em tantas cobranças, criam também abismos, passando com o tempo, a serem dois desconhecidos vivendo debaixo do mesmo teto. 
E muita gente pensa como eu. Observa o caos geral que são os casamentos e tem críticas severas. Contudo, pessoas, mesmo as inteligentes, continuam se casando. E quando isso acontece... gente sem ilusão, que sabe que relacionamento e liberdade não são coisas fáceis de se combinar, mas mesmo assim topam essa parada... acho que tem algo de muito bonito nisso.
Além de ser bonito, penso que tem alguma coisa de revolucionário no ato de duas pessoas inteligentes que se casam. Porque buscam a reinvenção, a resignificação. Acreditam que mesmo em meio a condições improváveis, isso pode dar certo. 
Meu pai, depois de doze anos vivendo com a mesma pessoa, casou-se com ela no último sábado. Ele, um ser humano inteligente e solidário como poucos, ela, também muito acima da média... resolveram oficializar o que foi e é construído todos os dias. E ao ser perguntado porque queria se casar por um dos religiosos que fez o casamento, respondeu: "vou me casar porque não tenho mais motivo para isso... agora, quero apenas cuidar dela, e que ela cuide de mim..."
Todas as superficialidades foram superadas, as convenções sociais que poderiam envolver o casamento foram vencidas... não se casaram para fazer família, para ter filhos, para lustrar seus egos, para mostrar que são capazes de conquistar alguém, para realizar um sonho, para construir uma vida, para facilitar as coisas, para resolver uma questão moral, para serem felizes... porque isso já foi feito e felizes, eles já são individualmente, na medida do possível na vida adulta... não há motivo, não há expectativas desleais... porque não há motivo e nem explicação para o amor. E isso é lindo!

Um comentário:

  1. Querida camarada filha,que texto lindo ,emocionei-me,duas vezes,pelo conteudo e pelo casamento oficial de seu pai ,diante do motivo mais certo para que permaneçamos casados...cuidar um do outro ...é só isso...é o que eu e o Nondas,pensamos e fazemos,por isso estamos juntos tanto tempo... o casamento é isso...cuidar,ser cuidado e ser Feliz da Vida!

    ResponderExcluir