sexta-feira, 16 de março de 2012

Fumar


Toda vez que rola alguma coisa importante na minha vida, tomo algumas atitudes de cuidar mais e melhor da minha saúde. E a ação mais simbólica de todas elas é parar de fumar. Já fiz isso algumas vezes, e de todos estes anos que fumo, quase um terço deles, fiquei sem fumar, porque quando paro, fico um tempão, seis, nove meses, até um ano já rolou, não deixando assim de ser uma política de redução de danos. Mas, em todas as vezes, quando a vida voltou a sua rotina, acabei retomando o vício. Parar de fumar exige uma série de medidas, um verdadeiro ritual que já estou bem adaptada. A primeira coisa é retomar as atividades físicas, voltar a correr no parque ou ir pra academia é fundamental para que o corpo consiga processar mais rápido a desintoxicação. Outra coisa é se preparar para comer melhor, mais legumes e frutas, mais coisas saudáveis, cortar refrigerantes e frituras também ajudam bem, porque a tendência mais natural de quem pára de fumar é compensar com a comida. Até rola, desde que tudo que você coma seja saudável, engordar um pouco nesta fase é inevitável. Confesso que cada vez que faço isso vai ficando mais difícil, quase não tenho coragem... mas vou. Hoje já fui na frutaria, comprei um monte de comidas saudáveis, estou pronta para ir correr e respirando fundo... já faz quase 20 horas que não fumo e estou com dor de cabeça e pra piorar um pouco, depois de amanhã entro em TPM... e essa vai ser brava. Mas vamos que vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário