sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

As três peneiras de Sócrates



É interessante como tem coisas que acontecem que são presságios. No fim de semana, passado, ao conversar com uma pessoa que amo... ela me disse que a partir de um determinado momento de sua vida, quando alguém chega a ele para contar algo que disseram a seu respeito ou a respeito de alguém como uma fofoca ou algo assim, passou a utilizar as três peneiras de Sócrates. 
Aí, perguntei o que significava isso e ele explicou. Eis que um homem chegou ao filósofo para lhe contar algo dizendo que era de seu interesse. Então Sócrates, antes que o outro continuasse, perguntou  se a informação passava pelas três peneiras... como eu, o homem questionou o que isso significava. O sábio explicou e perguntou: "A primeira peneira que precisa passar tua informação é a peneira da VERDADE... Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?". O outro respondeu de maneira duvidosa... dizendo que ouvira falar e não vira o que ocorrera. Sócrates continuou: "A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?". Envergonhado o homem respondeu "Devo confessar que não." E para finalizar o filósofo continuou: "A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar?" O homem, ainda mais encabulado, disse: "Útil? Na verdade não." "Sendo assim se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti."
Hoje, tive uma experiência cuja informação que alguém, supostamente de minha confiança, trouxe a mim que deveria ter passado pelas três peneiras. Informação, que mesmo que passasse pela primeira, pelas duas últimas não teria passado jamais... pareceu pura intriga e maldade. Ao analisar a conversa depois (porque na hora eu não tive nenhuma reação) vi o quanto era uma informação maldosa, nutrida de vícios, ciúmes e picuinhas, de veracidade duvidosa e de utilidade alguma... e lembrei das três peneiras... e lembrei que preciso delas para receber qualquer conversa... assim me preservo e preservo as pessoas. E quem sabe, contribuo com um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário