segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vaidades Invertidas


Tem muita vaidade embutida em quase tudo o que a gente faz. Acho que até o altruísmo mais elevado carrega em si muita vaidade... a vaidade de ser bom ou a vaidade de não ter vaidade. Eu particularmente não considero esse um sentimento inferior. Só acho que, como tudo o que é bom nesta vida, é necessário ter elaboração... detesto egocentrismo ingênuo. Gente que se vende por qualquer elogio ou conta espontaneamente vantagem sobre si mesmo o tempo todo... gosto de vaidades sutis. Vaidades elaboradas são mais tragáveis. Lapidar sentimentos primitivos é importante... todos nós gostaríamos de ser o centro do universo. E para nós mesmos, somos. Contudo perceber, racionalizar que existe um mundo que não passa necessariamente por nós, é fundamental. O problema é que acho que há pessoas que não saem da infância no que diz respeito a elaboração do próprio ego. E que a vaidade que os motiva é primária. Contudo essa vaidade primária de querer elogio, ainda não é o pior tipo. Tem vaidade que é nociva mesmo, que destrói as pessoas por dentro.
Meu terapeuta diz que depressão não é baixa auto-estima... e sim pura vaidade... a pessoa instaura uma crise por ter dó de si mesma... por perceber que não é o centro do universo... depressão é pura vaidade não contemplada, ferida. "Não sou admirado, amado constantemente... eu uma pessoa tão fantástica, não tenho o reconhecimento merecido por aqueles que estão em volta de mim...". Vaidade pobre, infantil e perigosa porque faz mal... triste de ver em adultos. Outro tipo de vaidade terrivel é a culpa quanto à ações alheias. Trazemos para dentro de nós responsabilidades que não são nossas, vamos assumindo o fracasso quanto a coisas que nós não éramos pauta... depressão e culpa são tipos invertidos de vaidade, que acabam com a paz das pessoas. Difícil de se livrar dessas coisas... mas refletir é preciso. Há um termo que acho fantástico que são "as crenças irracionais". Temos milhões de questões que acreditamos intuitivamente, nunca paramos para refletir, para racionalizar... assumimos culpas que não são nossas porque não refletimos sobre elas, simplesmente elas entram em nós... temos dó de nos mesmos simplesmente por não pensarmos sobre o que realmente acontece para além do senso comum... somos vítima e pronto. Vaidade do pior tipo... as vezes tenho, por acidente, mas não gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário