sábado, 7 de janeiro de 2012

Um ano inteiro


É aniversário de um ano do Blog. E a reflexão primeira é óbvia... o que eu estava fazendo há um ano atrás? Bem, há um ano atrás eu estava aguardando os dias para a minha colação de grau, meio em crise de como a vida seria a partir dali, pois depois de cinco anos convivendo na mesma instituição com as mesmas pessoas, como ia ser... e aí, diante de dúvidas e mais dúvidas resolvi criar este espaço. Eu estava bem diferente... passei por tanta coisa esse ano, aprendi viver sem a UEM, tive meu primeiro emprego de verdade, conheci todo o Estado do Paraná por dentro... foi bom, cresci. Durante este tempo me apaixonei... perdidamente uma só vez... mas de forma um pouco mais contida, acho que três. Conheci mais de mim, fiz amigos, desfiz. Organizei mais a vida em alguns aspectos e desorganizei em outros. Curei feridas antigas, resolvi coisas que há muitos anos estavam para ser resolvidas... e acabei criando novas feridas, que ainda estão abertas. Perdi minha avó... uma mulher com uma personalidade incrível e difícil, que pude conhecer as dores e as delícias de conviver com ela em seu último tempo de vida. Descobri fragilidades minhas e forças que não sei de onde vieram... aprofundei de certa maneira minha fé, minha forma de crer em Deus. Tive muitas experiências de fé neste tempo. Aceitei desafios grandes... ganheis todos, mesmo os que perdi. Passei num concurso e senti o sabor pela primeira vez de estar prestes a ter um emprego, a inaugurar uma carreira com a qual poderei ter independência financeira. Estudei pouco, escrevi pouco academicamente, se não me engano, neste tempo, apresentei apenas dois artigos. Pensei e repensei as minhas motivações de vida, o que compõe a minha identidade, o que amo, o que não amo, o que quero e o não quero para mim. Foram muitas coisas... me entreguei ao amor de forma sincera e profunda... e ao ver que o que estava posto não era para mim (não pelo o amor, porque este sentimento sempre vale a pena), me recolhi. E acho que cá estou... recolhida em mim mesma. Em silêncio, em pensamento, em escrita... mas pouca fala, pouco riso fácil. Com o coração sereno, em paz... mas ainda pensativo... reflexivo sobre quem eu sou.
É impossível envolver-se tão profundamente com alguém e no fim não perceber enormemente a si mesmo. Ao experimentar me relacionar, coloquei-me em cheque... são tantas faces que temos, são tantas vontades, são tantas pessoas dentro de nós... e como lidar com elas? Como convergir, como não enganar a si e ao outro quanto o que se quer realmente. "Eu quase sempre me divido entre ter meia alma e uma alma e meia...", quase sempre amo a simplicidade na mesma intensidade que amo o complexo, quase sempre amo pessoas de alma simples, com uma construção quase infantil, como também amo as almas mais extensas, com experiências profundas... e acho que este meu amar ambas as coisas, reflete a mim. Uma alma complexa em tantos aspectos, e simples em tantos outros.
Qual é o meu contorno? Eis a questão. Ainda não sei, talvez não seja possível saber ao certo. Mas eis meu foco para o próximo período, entender mais de mim. Delinear, sem ser linear, a mim. Aniversários sempre me tornam mais reflexiva. E este se confunde com o início de um novo ano. Um ano que parece que será muito especial... sinto-me mais plena, mais consciente de quem eu sou, apesar de tantas perguntas...
Na verdade, comecei este post sem idéia alguma e fluiu... era somente para dizer que foi bom escrever por aqui durante um ano inteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário