sábado, 28 de janeiro de 2012

Ensinamentos da amizade


Queria escrever um poema... mas ando crítica demais a mim... e tenho duvidado brutalmente do meu talento (se você também duvida - não precisa me dizer). Por isso, diante de uma necessidade de colocar para fora quase todos os dias o que penso e sinto... cá estou, novamente jogando conversa fora. Novos sentimentos e pensamentos visitam meu coração e minha mente. Tive nos últimos dias grandes reencontros... um que vou guardar para mim e tentar expressar em poemas, como já tenho feito (mesmo duvidando do valor artístico), para tentar ser discreta... e outros tantos também muito especiais. Esta semana, encontrei três das minhas melhores amigas... e com cada uma delas pude viver e reviver coisas especiais. Uma delas a amizade andava um pouco desgastada... devido a problemas pequenos. Tão pequenos que um curto tempo foi o suficiente para que as coisas importantes viessem à tona. O que me deixou imensamente feliz... gosto de dialogar e muito... mas discutir relação não é meu forte... então fiquei radiante ao ver que não fora preciso... ambas elaboramos e digerimos os incômodos e seguimos em frente com a amizade linda que temos... adoro resoluções tácitas... não registradas, foi o que ocorreu, acho que ficou absolutamente claro o que é relevante em tudo isso. O segundo encontro foi com uma amiga de muito tempo... a amiga que marcou minha vida especialmente na adolescência. Num tempo que o juízo que tínhamos era nenhum... e que certeza que sobrevivemos por muito mais sorte do que pelo referido juízo inexistente. Relembramos as histórias, revivemos muitas coisas que fazem parte de nossa identidade... e o melhor, percebemos que não paramos no tempo, que muitos dos sonhos que tínhamos já foram ou estão sendo realizados, outros foram melhor elaborados, modificados, amadurecidos e a vida seguiu... mas mesmo assim, nada, nem tempo, nem distância foram elementos que nos transformaram em desconhecidas, ao contrário, a intimidade é a mesma. Contudo, acho que nossas conversas estão mais elaboradas. A terceira, também amiga de uma vida inteira e principalmente no período de faculdade, foi muito legal... minha alma pode se sentir em casa... conversas que vão desde o nosso crescimento profissional, sentimentos, até as maiores e deliciosas futilidades referentes a cor do esmalte nas unhas. Como é bom conviver com aqueles que amamos e que suas memórias registram parte do que somos. Essas três amigas Kelly, Patrycia e Sara revelam muito de mim. Somos completamente diferentes, com profissões, gostos, visões de mundo diversas... mas o melhor de tudo é experimentar que a amizade é um tipo de amor fantástico que não transforma coisas boas em coisas pesadas, que não julga, que supera problemas a partir de elementos verdadeiros, de silêncios falantes, que coloca na balança o que é fundamental... que não cobra. Acho lindo. E acho mais... penso que o amor apaixonado, o amor entre casais tem muito, ou tudo,  o que aprender com a amizade, essa leveza, essa ausência de sentimento de posse. Esse encontro feliz em si mesmo, que não sabe exatamente quando ocorrerá de novo, mas tem a certeza que acontecerá... porque é simplesmente bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário