quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Diga ao povo que marche"

Tão difícil ter recurso interno para sermos o que gostaríamos de ser. Somos aquém... pelo menos no geral. Vejo cada coisa por aí, vejo cada coisa dentro de mim. São tantas angústias, carências, medos. Tenho feito, desde anti-ontem, quando cheguei em Maringá, uma peregrinação de visitas as pessoas mais importantes na minha vida... e o que mais ouvi neste tempo foram angústias... não acho que vivo num meio diferente de qualquer outro... acho que as pessoas são assim... mergulhadas em angústias no geral, e cheias de personagens para poderem dar conta da vida. Já não sou tão arrogante, como acho que já fui, de tentar resolver as angústias alheias... então ouço, que é o melhor que posso fazer... e quanto as minhas angústias... neste momento estão dando trégua... certeza que estão aqui dentro, e quando essas se forem, haverá outras e depois outras. Sucessos e derrotas são causas de angústias. Tudo é motivo para o ser humano amargurar... o número de pessoas que se suicidam porque não tem nada é menor do que o número de pessoas que se suicidam porque tem tudo (uma pesquisa que vi por aí)... então o que fazer? Há sempre um conjunto de recomendações clássicas que pessoas que se acham costumam dizer... tipo... fazer terapia, ioga, exercício físico, ter uma vida saudável, atividades que relaxem, ter planos e objetivos bem traçados... e blá blá blá. Mas o fato é que não há receitas... e quando começam as angústias é sempre um processo difícil. Mas fico com uma passagem da bíblia, velho testamento... quando os hebreus estavam peregrinando no deserto e o povo começou a se angustiar porque não chegava nunca e o líder Moisés não sabia mais o que fazer, foi consultar a Deus... e Ele (talvez cansado de tanta confusão) disse: " diga ao povo que marche!!!"... acho que é uma versão legal da máxima de que é preciso seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário