quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

De volta à terapia


Ontem resolvi escrever sobre um tema polêmico do momento e meu blog teve o maior número de acessos de sua história... legal. Mas hoje, estou de volta aos temas que me mobilizam a alma e dialogam com bem menos pessoas. Portanto, caso você seja um visitante que gosta de ler apenas crônicas jornalísticas, que tem relação com temas da atualidade e discussão política, este não é o seu lugar. 
Retornei finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, para a terapia. Fiquei, acho, uns bons meses sem ir. As loucuras da agenda política do ano passado, as viagens para Curitiba e depois as férias do meu psicólogo, fizeram com que eu ficasse tanto tempo sem. Ruim. Mas estou de volta, e alegre com isso. Claro que não pretendo aqui dar detalhes quanto ao que converso lá. Quero mesmo falar um pouco da terapia como tema mesmo do post, de maneira geral.
Sempre aconselho todo mundo a procurar um psicólogo... acho que este tratamento é fundamental para o auto-conhecimento. E a minoria das pessoas realmente se conhece, quase ninguém conhece as próprias fraquezas e fortalezas. A mim faz muito bem este processo dialético de tratamento. Sempre digo que um dos principais males da humanidade é a culpa... e um dos focos da terapia é este, desconstruir as culpas.
Culturalmente a gente já nasce devedor. Nossa formação judaico-cristã nos faz pecadores, culpados e isso nos causa um monte de problemas. Caso alguém não nos ame, achamos que a culpa é nossa, não deu certo um emprego, a culpa é nossa, alguém sentiu inveja da gente, a culpa é nossa... o Corinthians perdeu o jogo a culpa é nossa (risos)... e assim vai. Sentir um pouco de culpa é saudável, este sentimento é um indicador moral importante para que tenhamos um eixo de conduta, o que não dá é pra ir internalizando isso desenfreadamente e carregar os males da humanidade nas costas.
Por isso, a terapia é importante, descontrói a parte maléfica da culpa, os resquícios que vão ficando dentro da gente e nos desencorajam para a vida, nos tiram as motivações. A terapia nos ensina a perceber o que é nosso, nos diz respeito e o que é do outro que muitas vezes transfere para nós os seus fracassos.
Para resumir, eu recomendo... e repugno gente que acha que pagar psicólogo é jogar dinheiro fora, que acha que conversar com a vizinha ou com o amigo de bar é a mesma coisa do que fazer um tratamento psicológico com um profissional... pura ignorância. Conversar com os amigos pode ser fundamental e muito bom, mas uma coisa não tem relação com a outra.
E geralmente quem é mais ignorante e acha que é jogar dinheiro fora fazer terapia, é quem mais precisa... no geral as pessoas tem muito preconceito, e quando chegam nos consultórios já estão só o pó da gaita, porque acham que é coisa de gente muito problemática se tratar com psicólogo... portanto, somente quando se vêem sem saída é que procuram ajuda profissional. Uma pena... pois se fossem para o tratamento antes de estar com a vida bagunçada, antes de tudo ficar precário, poderiam evitar muitos traumas e problemas. 
Mas enfim, estou de volta a terapia... e feliz por isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário