terça-feira, 4 de outubro de 2011

Significados insignificantes


Os formatos surgiram no mundo para contemplar as essências. Explico: primeiro surgem as ações humanas, e a partir do momento que elas se repetem e são gerais em determinado grupo, passam a ser instituições sociais. Tipo assim, o casamento hoje é uma instituição, contudo o que vem antes dele é que pessoas que se amam decidem viver juntas. A maternidade é uma instituição social, mas antes disso veio a natureza que faz com que mulheres possam ser mães. A religião é uma instituição que surge devido as pessoas terem necessidades espirituais. Poderia dar muitos exemplos de instituições sociais, formatos que surgiram a partir de ações humanas que se repetiram e que tem as relações afetivas como essência. 
Ótimo, isso significa que todo formato criado, antes tem uma origem relacional, demasiada humana, cheia de afetividade, sentimentos, amor. O problema que volta e meia há inversão completa de valores neste mundo pós-moderno em que vivemos. Muita gente começa a dar mais importância as formas do que as essências. No geral cada vez mais as pessoas cumprem os rituais sem que seus corações estejam ganhos para o que estão fazendo. Mulheres que desejam se casar não por que realmente amam a pessoa que está em seu lado, mas porque desejam aquele ritual de vestir-se de noiva e mostrar a sociedade alguma capacidade. Casais que tem relacionamentos estragados mas continuam casados pela forma desta instituição social. Gente que vai a igreja toda semana e não coloca nada em prática do que é dito lá, pensando que o simples cumprimento de um ritual é sinônimo de fé. Ou ainda, pessoas que entram na política para realizar a transformação e na primeira proposta de "indecente" se entregam a corrupção justificando isso como um meio para bons fins. Acho triste, muito triste o abandono da essência pelas formas. Gente que no fim vai ver que só sobrou casca e conteúdo não há mais.
Vidas cheias de formas, rituais, instituições, rotinas e vazias de essência, carinho, intensidade, verdade não fazem sentido... é, o mundo anda mesmo assim cheio de vazios e significados insignificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário