quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Dialética

A dialética existe na vida da gente de maneira muito evidente. Tudo no mundo funciona num giro de tese, antítese e síntese, chamada por grandes filósofos desde o mundo grego até hoje, de Dialética. A tese é o estado primeiro no qual algo se encontra. Aí vem a antítese, o elemento que incomoda o estado inicial (a tese). A contradição entre estas duas situações, o diálogo delas, o embate entre elas, gera uma terceira, a famosa síntese... tal dinâmica, permite que as coisas sejam mutáveis e estejam em movimento, saiam do lugar, se reinventem, permite que as zonas de conforto não durem, é o que gera evolução. Contudo, a vontade humana é ser uma síntese pronta, eterna, algo perfeito e acabado. 
Uma constante ilusão. Sempre que saímos de um processo difícil, pensamos, pronto, cresci, agora estou no meu estado pleno, não sofrerei mais, porque aprendi como se deve agir. Aí vem algo novo, uma antítese que não fomos capazes de prever, e a dinâmica da dialética se faz presente novamente em nossas vidas, nos obrigando a novamente construir síntese. Não tem fim. Mas dói. Crescer, aprender, evoluir, melhorar, tudo isso dói. Fisicamente, quando queremos melhorar nosso desempenho físico,  sentimos dor, dificuldades. Intelectualmente, quando queremos crescer e nos debruçamos no estudo, dói também. Nos relacionamentos então, nem se fala, no geral tese e antítese se materializam nos cônjuges, um é tese o outro é antítese, sobrevivem somente aqueles relacionamentos que conseguem criar síntese real, verdadeira, quando dois pontos tão diferentes misturam-se aparando as arestas de suas contradições, abrindo mão de suas vaidades e dando origem a algo novo. Tão difícil. Mas este é o mundo... um mundo duro, no qual qualquer evolução, construção de algo bom exige luta... "Neste mundo tereis aflições..."disse Jesus.
Contudo, tenho a esperança de que tudo isso seja apenas um treinamento, uma vida que está nos preparando para a vida de verdade, tenho a esperança de que haverá um lugar que essa ânsia constante pelo descanso, pela alegria plena será suprida... Creio em um momento no qual tudo será perfeito e acabado, viveremos em plenitude... chamo este momento e lugar de céu, e seu provedor de Deus... um mundo que "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram". Porém, a ponte  para acessar este lugar onde a dialética e o sofrimento não existirão mais e  suportar tudo o que o treinamento desta vida propõe e experimentar por aqui um pouquinho do que virá, chamo de Jesus Cristo. E por Ele e com Ele, seguimos em frente  e continuamos a luta guardando a esperança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário