terça-feira, 21 de junho de 2011

Trabalho

Há pouco voltei da escola que dou aula... tem sido uma experiência incrível... amo a política e hoje este é meu trabalho oficial... mas em paralelo, dou aulas em um curso técnico. Ambos os trabalhos me causam paixão. Acho que isso se dá em primeiro lugar, devido ao fato de que neles recebo o resultado imediato... não há alienação do trabalho, aquela alienação tão dissertada por Marx. Nas aulas, me preparo, e vou até meus alunos, e quando saio, através dos diálogos que estabeleço, sei que eles aprenderam... tenho um método que não termino a aula sem lhes fazer algumas perguntas quanto ao conteúdo dado, e se não houver respostas condizentes com a matéria, mudo a forma de explicação até que eles possam devolver, tendo aprendido o conteúdo dado. 
Feito isso, ao longo do tempo, vou percebendo que as pessoas crescem, aprendem, se soltam, experimentam novas sensações, novos conhecimentos que antes não lhes era familiar... acho realizador, transformador, revolucionário o fato de poder estar na sala de aula. 
E então, faço um paralelo com a política... tenho momentos que desanimo...porém, ultimamente tenho visto alguns resultados... gente despertando para a luta... tem funcionado como uma corrente incrível, parece que quanto mais conseguimos construir, nos organizar, mais gente aparece, tenho visto pessoas incríveis despertarem para a luta, batalharem para darem o seu melhor... gente que estuda para fazer fala, que se prepara para ser líder, gente que deixa, as vezes, de ir para uma diversão comum, pra militar... por que se diverte construindo um mundo melhor.
Também aí não há alienação do trabalho, a construção da luta política nos mostra resultados... muitas vezes não porque revoluciona o que está fora, aquilo que é concreto... mas porque tenho visto a militância transformar corações, mudar a vida de pessoas para melhor.
Isso só faz com que eu me lembre... que sou uma pessoa privilegiada... amo fazer os trabalhos que eu faço... mas amo mesmo, ver transformações. "Por que amar e mudar as coisas...me interessa muito mais..."

Um comentário:

  1. Belas palavras!
    Aprecio muito a motivação para os dois tipos de trabalho.
    É possível alimentar o sonho de transformar a realidade social, seja através da produção de conhecimentos, sobretudo pela troca, pela reciprocidade, na construção conjunta do saber. Ou ainda, através da política, por meio da elaboração de propostas, discussão e negociação positivas, articulação e engajamento contundente.
    O resultado pode não ser aquele que idealizamos e nem ser imediato, mas a verdade é que as as pessoas e coisas realmente mudam, ainda que a longo prazo.
    O alcance também pode não atingir o amplo sistema, mas como você disse, é um resultado que surge no coração de quem luta, da experiência e aprendizado. Isso se dissemina em rede, por certo contagia.
    Pra traduzir melhor, compartilho um dos versos que mais me emociona:

    MUDANÇAS
    "O tempo pôs a mão na tua cabeça e ensinou três coisas.
    Primeiro:
    Você pode crer em mudanças quando duvida de tudo, quando procura a luz dentro das pilhas, o caroço nas pedras, a causa das coisas, seu sangue bruto.
    Segundo:
    Você não pode mudar o mundo conforme o coração. Tua pressa não apressa a História. Melhor que teu heroísmo é tua disciplina na multidão.
    Terceiro:
    É preciso trabalhar todo dia, Toda madrugada para mudar um pedaço de horta, uma paisagem, um homem.
    Mas mudam, essa é a verdade."

    Domingos Pellegrini Jr, poeta, escritor e jornalista brasileiro.

    ResponderExcluir