sábado, 11 de junho de 2011

Teorias...



Pra variar... venho através deste Blog expor idéias sobre relacionamentos... que acredito ser este tema o meu predileto (competindo apenas com a política, porém, a política vivo e respiro todos os dias, e as coisas costumam dar mais certo pra mim, portanto tenho menos disposição de escrever).Mas vamos as minhas teorias...
Penso que as chances de qualquer relacionamento dar certo, ainda que haja as condições mais favoráveis, são pequenas, porque em se tratando de projeto coletivo, mesmo que este coletivo seja apenas de dois, as coisas são difíceis e exigem de nós muita disposição, entre outras coisas. Porém, a maioria dos relacionamentos nascem de condições fadadas ao fracasso. Explico... a cobrança, as dependências emocionais e as angústias individuais são questões que ao longo do tempo tendem a aparecer em qualquer relação... e aí começam inúmeras dificuldades, no entanto, isso é normal....mas o problema realmente sério é quando a relação começa nessas bases, tem como pauta inicial algo que não seja apenas o amor, há casos em que a cobrança e a castração ao outro iniciam-se no mesmo momento que a relação se inicia... o sentimento de propriedade pelo outro é um bom exemplo disso... "se o outro é meu, então passo a ter exigências quanto aquilo que é minha propriedade", tal questão muitas vezes é pano de fundo de muitos relacionamentos que se iniciam. Não estou aqui defendendo relacionamento aberto ou qualquer formato pós-moderno... o que coloco é que bases erradas constroem relações fadadas ao fracasso...e não necessariamente o fracasso no sentido do fim da relação, mas fracasso da infelicidade a dois... que pode até ser duradoura.
Penso que um dos segredos para atingir alguma sabedoria na vida é entender que nada é nosso... não há propriedade, tudo pode nos ser tirado a qualquer momento, porque nada temos...inclusive alguém que amamos, pode nos faltar por N motivos, pela morte, pelas circunstâncias,pela incompatibilidade e por aí vai. Cultivar a consciência de que o outro não é nosso, pode até não resolver todos os nossos problemas relacionais, pode até não aplacar dor alguma... mas ajuda a viver em paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário