quarta-feira, 13 de abril de 2011

Amigas














Tem tanta gente maravilhosa que faz ou fez parte da minha vida que eu não consigo contar... gente que me ensinou e ensina muitas coisas, todos os dias... tem algumas pessoas que toda vez que eu tenho um projeto importante na vida, faço questão de conversar... gente bem diferente de mim, pessoas diferentes umas das outras, mas que são fundamentais na minha vida... que me dão conselhos ou sugestões que qualificam as minhas ações. Eu que sou crente, acredito que estas pessoas são presentes de Deus.
Mas hoje quero fazer um recorte no que diz respeito a essas pessoas especiais. Quero falar das amigas... como é bom ter amigas, poder rir e chorar com elas, conversar de coisas mais fúteis como maquiagem e sapatos, ou questões absolutamente profundas como a sexualidade ou a afetividade...
E o bom mesmo é que para as melhores amigas não é preciso provar muita coisa... para a família é sempre preciso provar, os familiares são sempre parte das nossas relações porque os seus egos se constroem muitas vezes baseados no nosso sucesso ou fracasso, somos sempre uma espécie de extensão narcísica de pais, mães e irmãos, seja para o lado positivo ou negativo. Para os cônjuges ou companheiros também quase sempre precisamos provar algo, há sempre uma troca direta, e uma cobrança também direta, e as nossas ações interferem diretamente na vida do outro, por isso nunca é uma relação totalmente imparcial...
E ainda tem os amigos... eu acredito em amizade sincera entre homens e mulheres, acho possível, mas penso que não é fácil de encontrar, geralmente funciona quando ambos já sublimaram um desejo ou interesse que existia inialmente...que foi ou não concretizado.
Mas com as amigas é algo especial, terapêutico, mais desisteressado... tenho amigas muito diferentes umas das outras mas todas elas tem um lugar especial dentro do meu coração... e muitas delas me surpreendem imensamente, me surpreendem como cuidam destas amizades, quase sempre muito melhor que eu... ligam, se preocupam, acompanham o blog... acho que sem amigas eu não teria sobrevivido até aqui, não teria me formado em Direito, não suportaria estar sempre em Curitiba, não teria sobrevivido aos meus relacionamentos amorosos confusos, não teria aprendido sobre bons hábitos alimentares, não teria aprendido a me maquiar, comprar sapato, roupa, bolsa... não seria uma pessoa politizada, não teria aprendido a me defender dos caras canalhas... enfim, sem as amigas, eu não seria quem eu sou, seria uma outra pessoa qualquer infinitamente mais vazia...
Por isso faço este humilde post em homenagem as minhas queridas amigas, sejam elas daqui de Maringá ou sejam de tantos outros lugares deste Brasil nos quais elas estão espalhadas... amo vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário