quarta-feira, 9 de março de 2011

A Linha do Equilíbrio


A linha do equilibrio me parece que é sempre muito tênue... Quando se deve falar, quando se deve ouvir...Quando apenas devemos ficar em silêncio entendendo o que ele nos diz... Há momento certo para agir. E há momento certo para digerir.
A bíblia diz, em Eclesiastes, que para tudo há tempo nesta vida. Tempo de paz, tempo de guerra, tempo de plantar e tempo de colher...acho uma passagem bonita. Porém, um desafio muito difícil de perceber o momento certo para cada coisa quando somos nós mesmos os agentes da história... Confesso que tenho a impressão que em muitas horas de calar, falei, muitos momentos de parar, agi, alguns momentos de agir, parei...
O difícil é pensar que a vida depende de nós, que a nossa postura diante dos fatos pode mudar o curso... mas no fundo acho que não é bem assim...
Há tantos elementos, e penso que quando os ciclos fecham, eles simplesmente se fecham... e as coisas se resolvem ou não... e quando não, talvez possamos ficar com o famoso ditado popular: "o que não tem remédio, remediado está".
Penso que esta reflexão não combina muito com uma pessoa que é militante política... mas não é de objetividade que estou me referindo... não é do papel que acredito que cada um deve desempenhar na história do país. Estou falando das relações pessoais, da intimidade. Acho que no fim, as coisas que devem fluir, fluem, e aquilo que não fluiu passa e nunca saberemos como teria sido... mas o que não foi, não foi... e não devemos carregar um peso imenso em nossas costas pensando que poderiamos ter mudado tudo, quando o tempo pra isso já se foi... não estou excluindo aqui a obrigatoriedade de sermos seres ativos em nossas vidas... mas penso que na verdade as nossas ações exigem motivações e se em algum momento não as tivemos, não poderíamos ter agido.
Motivação, força, recurso interno, intimidade, amor, paixão, não são coisas que podemos criar, adotar como meta, simplesmente as temos, e a partir delas é que encontramos as motivações...
No fim, eu concluo então, diferente da provocação do início, que as linhas do equilibrio não são tão tênues assim... o equilibrio é ou não é... e no fundo tudo leva a ele, seja a resposta sim ou não que a vida venha a nos dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário