quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alienação Inversa


Eu estava essa semana assistindo uma reportagem na GNT, falando sobre moda... reportagem boa, falando do que as pessoas mais querem hoje em dia, os estilos, e essa coisa toda relacionada a moda...
Mas o que realmente me chamou a atenção foi que os caras que estavam comentando falavam do público de forma muito geral, chegavam a verbalizar que hoje em dia todas as pessoas consomem moda, grifes, etc.
Aí, vendo esta reportagem fiz uma associação doida, lembrei das minhas pesquisas referentes ao Direito no século XVI... no início da pesquisa tomei como hipótese que as pessoas como um todo acabavam de certa maneira por participar do processo de elaboração das leis. Estava indo por este caminho, quando um professor meu disse que isso era um absurdo... que as pessoas não participavam não, quem influenciava as leis era apenas uma elite que estava próxima ao poder, sobretudo, o próprio Rei...
Aí, ouvindo a reportagem na GNT, que todo mundo consome moda e por aí vai... eu lembrei desta história da pesquisa e conclui que é a mesma coisa... quem consome alta costura no Brasil e no mundo?? Obviamente não é todo mundo, é uma parcela mínima da sociedade, localizada nos grandes centros e com muito dinheiro. A grande esmagadora maioria que batalha para comer e ter um teto, não faz nem idéia do que se passa no mundinho da moda... sabe apenas que lá se passa algo muito distante da sua realidade...
Agora, pra resumir a reflexão... até porque acho que tenho escrito posts muito longos ultimamente... a verdade é que quem está no topo é inversamente alienado, inversamente porque quem está embaixo é alienado mesmo, por não ter acesso a nada e a existência ser resumida a sobrevivência, mas quem está no topo é inversamente alienado porque, mesmo tendo como, não quer conhecer a realidade, e quando fala do seu mundo, acha que está se referindo ao todo, e não está!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário